“Ciência é, antes de tudo, um
conjunto de atitudes. É uma disposição para lidar com fatos e não com o que foi dito, por alguém a
respeito deles."
(SKINNER- 1953)
(SKINNER- 1953)
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HISTORIA
O termo
Behaviorismo foi inaugurado pelo americano John B. Watson, em 1913, o termo
inglês behavior "comportamento";
por isso, para denominar essa tendência teórica, usamos Behaviorismo, também,
Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do
Comportamento, Análise do Comportamento.
A teoria behaviorista é determinada
pela analise do comportamento ou comportamentalismo que é o conjunto das
teorias psicológicas que postulam o comportamento como único, ou ao menos mais
desejável, objeto de estudo da psicologia. Os behavioristas afirmam que os
processos mentais internos não são mensuráveis ou analisáveis, sendo, portanto,
de pouca utilidade e para a psicologia empírica.
Apesar de colocar o
"comportamento" como objeto da Psicologia, o Behaviorismo foi, desde
Watson, modificando o sentido desse termo. Hoje, não se entende comportamento
como uma ação isolada de um sujeito, mas, sim, como uma interação entre aquilo
que o sujeito faz e o ambiente onde o seu "fazer" acontece. Portanto,
o Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o
ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as
estimulações).
Comportamento, entendido como interação indivíduo-ambiente, é a unidade
básica de descrição e o ponto de partida para uma ciência do comportamento. O
homem começa a ser estudado a partir de sua interação com o ambiente, sendo
tomado como produto e produtor dessas interações.
Então
o homem começa a ser estudado a partir de sua interação com o ambiente, sendo
tomado como produto e produtor dessas interações.
Nessa interação, chama-se de relação
fundamental à relação entre a ação do indivíduo (a emissão da resposta) e as
consequências. É considerada fundamental porque o organismo se comporta (
emitindo esta ou aquela resposta), sua ação produz uma alteração ambiental (uma
consequência) que, por sua vez, retroage sobre o sujeito, alterando a
probabilidade futura de ocorrência. Assim, agimos ou operamos sobre o mundo em
função das consequências criadas pela nossa ação. As consequências da resposta
são as variáveis de controle mais relevantes.
A
punição é outro procedimento importante que envolve a consequência de uma
resposta quando há apresentação de um estímulo aversivo ou remoção de um
reforçador positivo presente.
Punir
ações leva à supressão temporária da resposta sem, contudo, alterar a
motivação.
Os
behavioristas têm debatido a validade do procedimento da punição como forma de
reduzir a frequência de certas respostas. As práticas punitivas correntes na
Educação foram questionadas pelo Behaviorismo. Os behavioristas, propuseram a
substituição definitiva das práticas punitivas por procedimentos de instalação
de comportamentos desejáveis. Esse princípio pode ser aplicado no cotidiano e
em todos os espaços em que se trabalhe para instalar comportamentos dedos.
Na generalização de
estímulos, um estímulo adquire controle sobre uma resposta devido ao reforço na
presença de um estímulo similar, mas diferente. Frequentemente, a generalização
depende de elementos comuns a dois ou mais estímulos.
Na generalização, portanto,
respondemos de forma semelhante a um conjunto de estímulos percebidos como
semelhantes.
Na vida cotidiana, também
aprendemos a nos comportar em diferentes situações sociais, dada a nossa
capacidade de generalização no aprendizado de regras e normas sociais.
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LARANJA MECÂNICA
O filme retrata um mundo futurista, onde uma gangue
aterroriza a sociedade, com vandalismo, brigas com outras gangues, estupro e
outros crimes. Do diretor Stanley Kubrick, Ao saber que está sendo utilizado um novo método Método Ludovico, de recuperação de
prisioneiros que garante a liberdade imediata, Alex candidata-se de imediato,
contra a vontade do capelão e do diretor do presídio. Tratando assim o mais
puro behaviorismo, que consiste em “condicionar” o paciente a rejeitar todo
comportamento “anormal”. No qual ele faria a
associação da violência com o desconforto que sentia, sendo impelido de agir
violentamente, e até mesmo de revidar, caso alguém o atacasse. O padre, ainda
repudiando a técnica, coloca que Alex “deixe de ser um malfeitor, mas deixe
também de ser uma criatura capaz de escolhas morais”, pois agora estaria agindo
de acordo com condicionamentos, deixando de agir por vontade própria observando
a crença de ser o homem condicionável tal e como os animais, a psicanálise
provavelmente iria à busca da história de vida desse homem, dos acontecimentos
de sua infância, da sua relação com os pais, da interpretação de seus sonhos e
pensamentos, fatores totalmente ignorados no tratamento behaviorista, que se
preocupa exclusivamente com o comportamento observável (o BehaviorismoClássico), já que negam a introspecção como fator de estudo. Nesta
perspectiva, o filme traz uma visão inatista de aprendizagem, onde o ser
humano, assim entendido, não tem possibilidade de mudança, não age efetivamente
e nem recebe interferências significativas do social. Nada depois do nascimento
é importante, visto que o homem já nasce pronto, incluindo a personalidade, os
valores, os hábitos, as crenças, o pensamento, a emoção e a conduta social. O
ser humano, concebido como biologicamente determinado, remete a uma sociedade
harmônica, hierarquizada, que impossibilita a mobilidade social, embora o
discurso liberal a afirme. Alex nasceu mal, e assim permanecerá imutável, sendo
a culpa por qualquer ação socialmente irregular unicamente sua. Ou seja, o autor baseia-se no ambientalismo,
sendo que a aprendizagem e o desenvolvimento ocorrem simultaneamente e podem
ser tratados como sinônimos. Sob essa ótica, o desenvolvimento é encarado
como a acumulação de respostas aprendidas. As respostas aprendidas, por sua
vez, resultam em mudanças de comportamento, desencadeando a aprendizagem.
Cenas do filme
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CURIOSIDADES
1º. Quando começamos a jogar nem sempre sabemos como segurar o taco, bater no local certo da bola, dosar a força que colocada, etc. Alguns dos nossos movimentos são selecionados pelo reforço e com o tempo outros entram em extinção, isto seria modelagem. A modelagem é um processo em que se altera o comportamento de acordo com uma classe operante alvo pela seleção de certas respostas por reforço diferencial de aproximações sucessivas. Ou seja, alguns comportamentos são reforçados e outros não. Os comportamentos reforçados são os que chegam mais próximos do objetivo final, que é encapar a bola. Mas algumas tacadas são reforçadas mesmo sem encaçapar, como quando se chega o mais próximo possível ou quando “quase” se acerta a bola em um dos buracos. Aí o comportamento pode ser reforçado com algum elogio do tipo “Quase conseguiu” ou “Você é muito bom” – o que pode ser feito pelos amigos ou até pela própria pessoa. Até que nossos comportamentos são completamente refinados e aprendemos a jogar da maneira correta.
2º. Modelagem não é a única forma de conseguir chegar a este objetivo, existe outra forma que se chama modelação. Você observa um bom jogador e ele produz certos movimentos, como quando a bola está perto de cair e o modelo – a pessoa que você observa – dá uma tacada fraca para que não caiam as duas bolas no buraco. Você pode imitar este tipo de movimento em uma situação semelhante e evitar que seu adversário derrube uma bola dele e fique mais perto da vitória. Então, pela observação de um modelo podemos modificar nosso responder para jogar melhor e ganhar o jogo.
Também existem estratégias no jogo, como por exemplo, você conseguir dar uma tacada (R), conseguir derrubar a bola (Sr+); deixar uma bola num local mais apropriado para a próxima tacada (Sd), dar outra tacada (R) e encaçapar outra bola (Sr+). É um jogo muito complexo e que exige muito treino.
HUMOR
Referencias
bibliográficas:
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA,
M. de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma introdução ao Estudo de Psicologia. 13.ed.
São Paulo: Saraiva, 2002, pág. 45 a 58.
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