A EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA




HISTORIA

Na história da psicologia, duas vertentes de história são importantes. Uma Vertente é quando retomamos a história grega, em um período anterior à era cristã; a outra é quando retomamos o desenvolvimento da modernidade que é, efetivamente, a responsável pelo surgimento da psicologia como ciência.

Psicologia científica foi criada na Alemanha no final do séc. XIX. Fundamentados pela crença na ciência como forma de conhecer o mundo, dando soluções para problemas da vida humana e a experiência da subjetividade pessoal vislumbra-se a possibilidade de tratar da psicologia científica, definida como conhecimento sistematizado e solidificado por referências no mundo empírico. Com a presença do capitalismo na sociedade, gerou a necessidade de desenvolvimento, e isso só se deu a partir da ciência, que possuía os conhecimentos longe da fé. O entendimento sobre o conhecimento humano descobriu-se que as pessoas são individuais e subjetivas, que gerou uma crise, uma produção de conflitos. E para responder isso surge a Psicologia.

A Psicologia é produto das duvidas do homem moderno, esse humano que se valorizou enquanto indivíduo e que se constituiu como sujeito capaz de se responsabilizar e escolher seu destino. Tempos depois nos Estados Unidos que surgem as primeiras escolas de Psicologia que, em busca de dados passives de comprovação, deram origem às inúmeras teorias que existem atualmente:



O funcionalismo:  considerado como a primeira sistematização genuinamente americana de conhecimentos em psicologia,o que fazem os homens e por que o fazem, James elege a conciência como o centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio.

O estruturalismo: esta preocupado com a compreensão do mesmo fenômeno que o funcionalismo,Titchener ira estuda-la os estudos elementares da conciência como estruturas do sistema nervoso central. O método de observação de Titchener, assim como o de Wundt, é o introspeccionismo, e os conhecimentos psicológicos produzidos são eminentemente experimentais. 

O associacionismo: tem como principal representante Edward L.Thorndike, a sua produção de conhecimentos pautava-se por uma visão de utilidade desse conhecimento, muito mais do que por questões filosóficas que perpassam a psicologia o termo associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação de ideias- das mais simples as mais complexas, Thorndike formulou a lei do efeito que seria de grande utilidade para a psicologia comportamentalista. Deu acordo com essa lei todo comportamento de um organismo vivo tende a se repetir se nos recompensarmos o organismo assim que ele emitir o comportamento, o mesmo tendera á a não acontecer se o organismo for castigado após sua ocorrência.

Como produzir conhecimento sobre o ser humano se quem o estuda é um humano? As informações objetiva e subjetiva ficaram separadas por quase todo o séc.XX, de forma dicotômica tanto para a ciência como para a própria psicologia.  Assim, definimos o método objetivo e cientifico.

                           

Um método objetivo e empírico que levasse a sistematização cuidadosa do que se observou garantiria a possibilidade de replicação e, portanto de verificação com sucessivas verificações, poderíamos chegar a verdade cientifica. E exatamente essa experiência que produzirá uma cisão no mundo colocando de um lado a subjetividade (objeto da psicologia) e de outro a objetividade (conhecimento a partir de método cientifico). Objetividade  e subjetividade passaram a estar em campos separados, e essa dicotomia permaneceu na ciência e na psicologia por todo o século XIX. Mas é no próprio século XX que surgiram também as tentativas de superar a dicotomia que caracterizou a ciência e o pensamento moderno, com o uso de um novo método cientifico: o materialismo histórico e dialético.Esse método uniu subjetividade e objetividade em um mesmo processo, entendendo a realidade com em permanente movimento,caracterizando pelos pressupostos materialistas (de que a realidade existe independente de nossas ideias e da razão humana e que  existem leis na realidade que podem ser conhecidas),pela concepção dialética e pela concepção histórica.a psicologia vai se desenvolver , construindo teorias que, quando baseadas no pensamento dicotômico, vão escolher este ou aquele aspecto ou seja vamos encontrar teorias que vão privilegiar a objetividade humana (aquilo, que no ser humano é empírico e pode ser objetivamente conhecido) ou a subjetividade humana (entendendo que são experiências e dinâmicas internas ao ser humano que devem se conhecidas pela psicologia ou, ate mesmo que  o mundo deve ser lido a partir da percepção que o homem tem dele, é a dimensão da realidade o objeto que unifica as diversas teorias no campo da psicologia.

Mas foi no fim desse mesmo século que surgiu um método – o materialismohistórico e dialético – que tem por objetivo superar essa dicotomia. Com o surgimento dessa possibilidade a psicologia se desenvolve e constrói teorias que podem privilegiar a objetividade humana ou a subjetividade humana. Sendo assim, são diversas as psicologias, mas, sem dúvida, todas elas se unificam como forma de dar visibilidade a uma experiência subjetiva.





Referencias bibliográficas:
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, M. de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma introdução ao Estudo de Psicologia. 13.ed. São Paulo: Saraiva, 2002, pág. 31 a 43.

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