HISTORIA
Na história da psicologia, duas vertentes de história são importantes.
Uma Vertente é quando retomamos a história grega, em um período anterior à era
cristã; a outra é quando retomamos o desenvolvimento da modernidade que é,
efetivamente, a responsável pelo surgimento da psicologia como ciência.
A Psicologia científica foi criada na Alemanha no final do
séc. XIX. Fundamentados pela crença na ciência como forma de conhecer o mundo,
dando soluções para problemas da vida humana e a experiência da subjetividade
pessoal vislumbra-se a possibilidade de tratar da psicologia científica,
definida como conhecimento sistematizado e solidificado por referências no
mundo empírico. Com a presença do capitalismo na sociedade, gerou a necessidade
de desenvolvimento, e isso só se deu a partir da ciência, que possuía os
conhecimentos longe da fé. O entendimento sobre o conhecimento humano
descobriu-se que as pessoas são individuais e subjetivas, que gerou uma crise,
uma produção de conflitos. E para responder isso surge a Psicologia.
A Psicologia é produto das duvidas do homem moderno, esse humano
que se valorizou enquanto indivíduo e que se constituiu como sujeito capaz de
se responsabilizar e escolher seu destino. Tempos depois nos Estados Unidos que
surgem as primeiras escolas de Psicologia que, em busca de dados passives de
comprovação, deram origem às inúmeras teorias que existem atualmente:
O funcionalismo: considerado como a
primeira sistematização genuinamente americana de conhecimentos em
psicologia,o que fazem os homens e por que o fazem, James elege a conciência
como o centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu
funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio.
O estruturalismo: esta preocupado com a compreensão do
mesmo fenômeno que o funcionalismo,Titchener ira estuda-la os estudos
elementares da conciência como estruturas do sistema nervoso central.
O método de observação de Titchener, assim como o de Wundt, é o
introspeccionismo, e os conhecimentos psicológicos produzidos são
eminentemente experimentais.
O associacionismo: tem como principal representante Edward L.Thorndike, a sua produção
de conhecimentos pautava-se por uma visão de utilidade desse conhecimento,
muito mais do que por questões filosóficas que perpassam a psicologia o termo
associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um
processo de associação de ideias- das mais simples as mais complexas, Thorndike
formulou a lei do efeito que seria de grande utilidade para a psicologia
comportamentalista. Deu acordo com essa lei todo comportamento de um organismo
vivo tende a se repetir se nos recompensarmos o organismo assim que ele emitir
o comportamento, o mesmo tendera á a não acontecer se o organismo for castigado
após sua ocorrência.
Como produzir conhecimento sobre o ser humano se quem o estuda é um
humano? As informações objetiva e subjetiva ficaram separadas por quase todo o
séc.XX, de forma dicotômica tanto para a ciência como para a própria
psicologia. Assim, definimos o método objetivo e cientifico.
Um método objetivo e empírico que levasse a sistematização cuidadosa do
que se observou garantiria a possibilidade de replicação e, portanto de
verificação com sucessivas verificações, poderíamos chegar a verdade
cientifica. E exatamente essa experiência que produzirá uma cisão no mundo
colocando de um lado a subjetividade (objeto da psicologia) e de outro a
objetividade (conhecimento a partir de método cientifico). Objetividade e
subjetividade passaram a estar em campos separados, e essa dicotomia permaneceu
na ciência e na psicologia por todo o século XIX. Mas é no próprio século XX
que surgiram também as tentativas de superar a dicotomia que caracterizou a
ciência e o pensamento moderno, com o uso de um novo método cientifico: o
materialismo histórico e dialético.Esse método uniu subjetividade e objetividade
em um mesmo processo, entendendo a realidade com em permanente
movimento,caracterizando pelos pressupostos materialistas (de que a realidade
existe independente de nossas ideias e da razão humana e que existem
leis na realidade que podem ser conhecidas),pela concepção dialética e pela
concepção histórica.a psicologia vai se desenvolver , construindo teorias que,
quando baseadas no pensamento dicotômico, vão escolher este ou aquele aspecto
ou seja vamos encontrar teorias que vão privilegiar a objetividade
humana (aquilo, que no ser humano é empírico e pode ser objetivamente conhecido)
ou a subjetividade humana (entendendo que são experiências e dinâmicas internas
ao ser humano que devem se conhecidas pela psicologia ou, ate mesmo que o
mundo deve ser lido a partir da percepção que o homem tem dele, é a dimensão da
realidade o objeto que unifica as diversas teorias no campo da psicologia.
Mas foi no fim desse mesmo século que surgiu um método – o materialismohistórico e dialético – que tem por objetivo superar essa dicotomia. Com o
surgimento dessa possibilidade a psicologia se desenvolve e constrói teorias
que podem privilegiar a objetividade humana ou a subjetividade humana. Sendo
assim, são diversas as psicologias, mas, sem dúvida, todas elas se unificam
como forma de dar visibilidade a uma experiência subjetiva.
Referencias
bibliográficas:
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA,
M. de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma introdução ao Estudo de Psicologia. 13.ed.
São Paulo: Saraiva, 2002, pág. 31 a 43.



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